Logotipo da U.Porto Universidade do Porto Universidade Digital Gestão de Informação
Página Inicial             Projectos de Instalações de Faculdades             Gestão de Informação            Arquivo Digital

Arquivo Digital - Projectos de Instalações

Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

Em meados do século XX era notória a degradação do “Palacete Braguinha”, na Avenida Rodrigues de Freitas, onde a Escola Superior de Belas Artes do Porto se encontrava instalada. Após insistentes pedidos do seu Director, o Pintor Joaquim Lopes, e do Conselho Escolar, foi viabilizado o projecto da autoria da Secção de Estudos da Direcção dos Edifícios Nacionais, sob a orientação do Engenheiro e Arquitecto Manuel Lima Fernandes de Sá. A inauguração do primeiro de quatro novos pavilhões deu-se em Abril de 1950.
Respondendo a novo pedido do Conselho Escolar, o Arquitecto Carlos Ramos executou o projecto para o Pavilhão de Pintura/Escultura, inaugurado em Abril de 1951. Os dois restantes pavilhões – de Arquitectura e de Exposições –, cuja concepção foi dirigida pelo Engenheiro e Arquitecto Manuel Lima Fernandes de Sá, foram inaugurados em 1954.
A recuperação e ampliação do palacete Braguinha ficaram a dever-se ao Arquitecto Octávio Lixa Filgueiras que, durante a fase de execução do projecto, foi substituído pelo Arquitecto Eduardo Brito.
A partir de 2006, a Faculdade de Belas Artes passou a beneficiar de novas instalações, constituídas por um edifício autónomo com cinco pisos, construído em terrenos afectos à Faculdade, com frente para a Praça da Alegria. A área disponível aumentou na ordem dos 35 a 40%. A autoria do projecto pertence ao Arquitecto Alcino Soutinho.
(Texto adaptado de: FERNANDES, Maria Eugénia Matos, Coord. – A Universidade do Porto e a Cidade. Edifícios ao longo da História. Universidade do Porto - Arquivo Central da Reitoria, 2007)