Logotipo da U.Porto Universidade do Porto Universidade Digital Gestão de Informação
Página Inicial             Projectos de Instalações de Faculdades             Gestão de Informação            Arquivo Digital

Arquivo Digital - Projectos de Instalações

Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto

As primeiras instalações da Escola Superior de Medicina Dentária tiveram lugar em pavilhões pré-fabricados ligeiros, montados em terrenos do Hospital de S. João e a sul deste, onde permaneceu até 1997.
Aquando do levantamento de necessidades efectuado em 1981 pelo Grupo Coordenador das Instalações Universitárias, a Escola fez saber que as suas instalações denunciavam uma degradação progressiva, resultado da precariedade da construção. Em simultâneo, prosseguia o crescimento da procura do curso, o que já levara a uma ampliação das instalações em 1983. Era cada vez mais urgente a construção de um edifício próprio.
Em 1997 ficou pronta a nova edificação, projectado pelo Arquitecto Domingos Tavares e implantado na Rua Dr. Manuel Pereira da Silva, em Paranhos, na zona sul do Pólo 2 da Universidade. Estas instalações não ocuparam intencionalmente a totalidade do terreno que fora concedido à Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto, de forma a garantir a possibilidade de construção de outras estruturas. A mudança de instalações deu-se ainda durante o mês de Julho.
(Texto adaptado de: FERNANDES, Maria Eugénia Matos, Coord. – A Universidade do Porto e a Cidade. Edifícios ao longo da História. Universidade do Porto - Arquivo Central da Reitoria, 2007)