Logotipo da U.Porto Universidade do Porto Universidade Digital Gestão de Informação
Página Inicial             Projectos de Instalações de Faculdades             Gestão de Informação            Arquivo Digital

Arquivo Digital - Projectos de Instalações

Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto ocupou primitivamente as instalações da Escola Médico-Cirúrgica, sua antecessora, no Largo da Escola Médica. Mas o descontentamento com a exiguidade das instalações desde logo se fez sentir. Em 1925 foram encomendados dois projectos para um novo edifício. Aprovado, com algumas nuances, o projecto inicial da autoria de Baltazar de Castro e de Rogério de Azevedo, a obra haveria de ficar pronta em 1935.
A 24 de Junho de 1959 inauguraram-se as novas instalações da Faculdade de Medicina no Hospital de S. João. O autor do projecto foi o alemão Herman Distel. Porém, a Faculdade só foi transferida para as novas instalações em 1960, tendo ido ocupar parte de uma área construída com cerca de 120.000 m2, situando-se dois dos pavimentos abaixo do nível do solo.
Com o correr dos anos, as instalações da Faculdade começaram a registar as marcas próprias do envelhecimento (sobretudo os pavilhões pré-fabricados na cerca do Hospital que, no início dos anos 80, se apresentavam profundamente degradados). O Programa Preliminar para a recuperação e remodelação do edifício data de 2002. Após concurso público, deu-se início à elaboração dos Projectos de Execução das novas instalações e da remodelação das existentes.
(Texto adaptado de: FERNANDES, Maria Eugénia Matos, Coord. – A Universidade do Porto e a Cidade. Edifícios ao longo da História. Universidade do Porto - Arquivo Central da Reitoria, 2007)